segunda-feira, 13 de julho de 2009

o Comissionês

Ja cá estou há uma semana e meia... pela quantidade de gente que conheci parece que estou há mais. Quando chego a uma festa ou um jantar, já tenho pessoal a gritar o meu nome... estou-me a sentir em casa.
Continuam a deixar chocolates, bolinhos e flores no meu quarto. Alguns dizem que devo ter uma admiradora secreta pois mais ninguém tem direito a esses mimos... Se é secreta deve estar bem escondida.
Hoje aprendi uma palavra nova... o comissionês. O comissionês é a lingua que os membros da delegação falam e que acaba por se parecer com o inglês mas a sua criatividade não tem limites, permitindo o enriquecimento substancial da lingua de sua Majestade, ao pondo de a deixar transtornada... penso. Tenho um colega da delegação, afegão, que me disse hoje que passou um mês à procura do significado de uma palavra que lhe tinham transmitido, que não encontrava no dicionário.
Comecei a pensar nas férias e estabeleci um primeiro esboço para Setembro. Dubai - Dhaka- Katmandu... e uns dias na Europa... mas Portugal só em Dezembro. Se alguém quiser ir até uma das paragens citadas... que me diga algo, pois isso de viajar sozinho é uma seca...!
O Anton, um membro austríaco da delegação, anda a tentar envolver-me em missões relacionadas com Auditorias... o que me parece bastante bom. Permite-me alargar os horizontes e não ficar limitado às finanças e contratos, acompanhar missões de entidades privadas de auditoria, trabalhar com as Nações Unidas e o Banco Mundial... etc...
Começo a dizer umas frases em Dari. Pelo menos os motoristas vão percebendo. Penso que até ao Natal conseguirei começar a desenrascar-me na língua.
Ainda não me sinto 100% seguro na rua. Não me atrevo a andar sozinho, mas aos poucos o receio vai desaparecendo. Cabul acaba por ser segura quando comparada com o que se passa à volta. No fim-de-semana saímos pela primeira vez da cidade e ao regressar, senti uma grande segurança por voltar a entrar na Cidade... e não fui o único do grupo a sentí-la.
Na rua continuo a estranhar a ausência de mulheres. 90% das pessoas na rua são Homens e mesmo ao fim-de-semana, nos jardins, vêm-se homens a passear os filhos, com uma grande ausência das mães. Dizem que cabul nesse ponto de vista não é mau... que fora de Cabul é bem pior. Continuo a não entender as Burkas... mas é uma opção, enfim, deve ser.
Tive um fim-de-semana recheado de festas e esta semana continua... festa na embaixada francesa amanhã, jantar em casa de amigos quarta, jantar em casa do chefe da delegação na quinta... entretanto o fim-de-semana recomeça... uau.

5 comentários:

  1. Ena, que agitação :)!
    Ainda bem, pois essa coisa de estar fechado entre paredes e protecções e o camandro, não tem jeito nenhum..
    Tu aproveita bem e aprende muito. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Estou a ver que tem sido a loucura total! É festas non stop...a cerveja também vem em copos de meio litro? ;) Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Bem, Manu, ainda vais ver que a tua decisao de ir para Kabul, que tanta piada suscita, ainda se vai provar a decisao da tua VIDA!!!! Ja estou com invja de tanta vida social, por aqui anda uma verdadeira pasmaceira, e eu a queimar os melhores anos da minha juventude!!... ;-) Ou do fim dela! E depois, todos os sitios que vais conhecer! Quanto as Burkas, pois nao me parece que seja uma "opcao"... :-( Que continue tudo a correr bem! Eu continuarei a seguir as aventuras de Tintin em Kaboom :-) E já sabes, amigos solteiros e jeitosos, dás um cartaozinho meu!lol Beijos!

    ResponderEliminar
  4. By the way, não nos comoves com essa história das férias sozinho.... Não parece que vás andar sozinho tão cedo! Sortudo! ;-)

    ResponderEliminar