sábado, 4 de julho de 2009

Chegada a cabul





Estoirado da viagem. Após uma corrida de taxi entre o terminal 1 e 2 no Dubai, por ter pedido tempo à espera de um vôo que não era o meu, enfim, deu para conhecer gente. Um vôo que saía à mesma hora do Dubai para Cabul, como é que podem ter dois vôos a sair ao mesmo tempo?... e para cabul??? Bem, conclusão, apenas me sobraram 20 minutos para atravessar uma zona em obras, para apanhar um taxi e correr para o terminal 2, voltar a passar pelos raios-x e companhia e chegar de cinto na mão (quem se lembra de viajar com cintos e passar por raios-x?), ofegante, ao check-in, para me dizerem que já não havia lugar na primeira classe. Disse-lhe com o sorriso que não me importava, que deveria chegar ao mesmo tempo que os outros. Estava tão contente por ter chegado a tempo ao check-in! Penso que a funcionária não deve ter percebido a minha alegria.

Durante a viagem, conheci a Soraya Omar, super simpática, vinha dos Estados Unidos e dirige o Business Council for Peace. Objectivo: desenvolver projectos liderados por mulheres, pequenas empresas, no Afeganistão. Lema "more jobs mean less violence" ... trocamos contactos, ficámos de jantar um dia.

O voo do Dubai para cabul foi na SAFI airways, num boeing 737 (a primeira coisa que fiz foi pegar no livro da companhia e ver se efectuavam voos para a Europa)... não comento... um pequeno contraste após o vôo no Airbus 330 da AF, em business.

Chegada ao aeroporto de Cabul... pequeno, será essa a descrição, no meio de montanhas. Cenário de guerra, vários helicópteros de grande porte estacionados com o símbolo da UN. Militares e polícias por tudo o que é sitio. Muito pó no ar e um calor infernal.

Chegou o autocarro. Um autocarro velho, com um afegão vestido com as roupas tradicionais ... adorei os assentos... (ver foto).

Cheguei à casa que chamam de terminal (que soube ser bastante recente) . O Romain, meu colega de trabalho foi-me buscar... 45 minutos depois de eu ter chegado... teve dificuldades com as medidas de segurança... começou logo a falar em francês comigo antes de eu abrir a boca. Teve sorte! Chegou o carro blindado... nada de agressivo. Um belo cherokee, novinho em folha.... disse-me que era uma medida tomada pela delegação nos últimos tempos... fiquei contente por ter chegado agora!

Atravessámos Cabul. Pouco alcatrão mas avistei algumas estradas novas. Polícias por tudo o que é canto... e muita gente de bicicleta. Muitos mutilados da guerra, de minas... etc... Avistei a primeira Burka, ok, impressiona... mas a maior parte das mulheres apenas usavam um lenço. A viagem durou cerca de 20 minutos.

Chegada ao hotel... uma fortaleza que não vou descrever aqui, por medidas de segurança. O Romain disse-me que tinha tentado tirar fotos para enviar aos amigos e que o obrigaram a apagar tudo do cartão.

Este foi o meu primeiro dia em Cabul´, dia 2 de Julho...

1 comentário:

  1. Qual Bruxelas, qual quê! Isso é que é verdadeiramente viajar! Vais ver, vai ser uma vida cheia! Será possível que estou a sentir uma pontinha de inveja?....! :-)

    ResponderEliminar