sábado, 4 de julho de 2009

primeira saída do hotel

















Eram 16h30, mais ou menos, tocaram à porta do quarto. Uma rapariga, sorridente, perguntou-me se era o Emanuel. Disse que sim. Ela informou-me que tinha combinado com uns amigos da delegação dar uma volta pela cidade, e sairiam daqui a cinco minutos e que gostavam que fosse com eles.... poderia eu recusar? Corri para vestir algo apropriado, peguei no telemóvel, carteira e máquina fotográfica. Encontrámo-nos na entrada do hotel onde foi ter o Romain... outro Romain, fiquei a saber que há dois na delegação... prático.

O carro chegou e fomos ter com mais dois amigos (novos amigos para mim) que vivem no centro da cidade. Não é tão mau viver no centro da cidade, tendo um portão enorme na entrada e um segurança 24/24. Saímos de casa deles a pé e fomos até ao Tapa-i-Bibi Mah-Ru, um monte donde se pode avistar toda a cidade e onde se encontra uma grande piscina, abandonada, construída pelos Russos, que outrora foi rodeada de pinheiros. A caminho passámos pelas ruas da zona dita nobre da cidade, onde se concentram algumas embaixadas. Algumas ruas têm alcatrão mas a maior parte não. O contraste entre barracas e casas de luxo é grande e conseguem misturar-se num mesmo bairro. Muitas crianças nas ruas, algumas pedem-nos dinheiro, a maior parte diz-nos apenas olá, muitas vezes em inglês. No topo do monte encontrámos um afegão que gostava de ser fotografado e que se deliciava cada vez que via uma máquina fotográfica, querendo depois ver o resultado. Encontram-se no local vários tanques abandonados, russos na certa. Cabul é uma cidade de contrastes, verde de um lado, seca do outro, com imóveis novos que se misturam com casas da cor da terra, com carros velhos que se misturam com carros de grande cilindrada do corpo diplomático presente.

Não senti receio. Sair em grupo pode ser uma boa ideia.
Amanhã primeiro dia de trabalho, vou conhecer a delegação!

1 comentário:

  1. Entra com o pé direito e com o esquerdo, com os dois em sintonia e em uníssono! Entra com convicção, com alegria, com garra. Tira partido dessa experiência única e vai-nos mandando os teus relatos na primeira pessoa. Nós vamos estar atentos. bjs dos tibetes e Frisca

    ResponderEliminar